Lembrancinhas Religiosas para Primeira Comunhão

Compartilhe:

Se você precisa de Lembrancinhas para a Primeira Comunhão, quer receber na segurança do seu lar, sem ter que enfrentar filas e pesquisar de loja em loja procurando algo que te agrade, chegou ao lugar certo. Confira aqui estas lembrancinha religiosas para primeira comunhão:

Primeira Eucaristia (Comunhão)

Jesus instituiu a Eucaristia antes que sua paixão fosse cumprida. Então, qual foi o significado da primeira Eucaristia?

A partir daí, em todos os outros tempos sucessivos em que Jesus se comunicou com seus discípulos, quando ele apareceu a eles após a ressurreição. Podemos dizer que nesses casos ele celebrou o memorial de sua paixão e ressurreição?

De certo modo, a primeira Eucaristia foi diferente de todas as subsequentes, tanto as consagradas por Jesus como as consagradas por seus sacerdotes?

1. Na encíclica Ecclesia de Eucharistia, João Paulo II escreve: “A instituição da Eucaristia antecipou sacramentalmente os eventos que ocorreriam em breve, começando com a agonia do Getsêmani. Vemos Jesus saindo do cenáculo, descendo com seus discípulos para atravessar a corrente de Cedron e chegar ao Jardim das Oliveiras. ... O sangue, que acabara de ser dado à Igreja como bebida de salvação no sacramento eucarístico, estava começando a derramar; seu derramamento ocorreria no Gólgota, tornando-se o instrumento de nossa redenção "(EE 3).

2. "Antecipado" e feito presente o sacrifício de Cristo.
É o que João Paulo II diz: "O Senhor Jesus, na noite em que foi traído"(1 Cor 11:23), instituiu o sacrifício eucarístico de seu corpo e sangue. As palavras do apóstolo Paulo nos trazem retornar à dramática circunstância em que a Eucaristia nasceu Indelevelmente inscreve o evento da paixão e morte do Senhor.
Não é apenas a evocação, mas a re-apresentação sacramental.
É o sacrifício da cruz que se perpetua ao longo dos séculos.
As palavras com as quais as pessoas, no rito latino, respondem à proclamação do sacerdote sobre o "mistério da fé" expressam bem essa verdade: "Anunciamos sua morte, Senhor!" (EE 11).

3. Deve-se notar também que na última ceia, quando Cristo instituiu a Eucaristia antes de falar e, finalmente, depois da ceia, instituiu o sacrifício.
Então ele colocou duas salas de jantar: a da Palavra e a do sacrifício.

4. Nas aparições da Páscoa, pode-se dizer com muitos exegetas que Cristo celebrou a Eucaristia quebrando o pão com os discípulos de Emaús porque as palavras usadas pelo evangelista "quando ele estava à mesa com eles, pegaram o pão, recitaram a bênção quebrou e deu a ele ”(Lc 24,30) são os mesmos que os utilizados para a instituição da Eucaristia.
Aqui também, se é sobre a Eucaristia, encontramos o mesmo padrão: primeiro a tabela da palavra, depois aquele pão (o sacrifício).

5. Pouco mais de um século depois de São Giustino descreve como a Eucaristia foi celebrada.
"No dia chamado" do Sol "(nosso domingo atual, ed.) Todos nos reunimos, moradores da cidade ou do campo.
Lemos as memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas, sempre que o tempo permitir.
Então, quando o leitor termina, o reitor nos adverte com um discurso e nos exorta a imitar esses bons exemplos.
Então, juntos, todos nos levantamos e oramos por nós mesmos ... e por todos os demais, onde quer que estejam, para que, aprendendo a verdade, merecemos ser, de fato, bons cidadãos e guardiões fiéis dos preceitos, e alcancemos salvação eterna.
Após as orações, nos cumprimentamos com um beijo.
Então, um pão, uma tigela de água e vinho morno são levados ao reitor dos irmãos.
Ele os leva e suscita louvor e glória ao Pai do universo em nome do Filho e do Espírito Santo, e agradece (em grego: Eucaristia) por ter sido digno desses dons por ele.
Quando ele termina suas orações e ações de graças, todos os presentes clamam: "Amém".
Depois que o reitor agradeceu e todo o povo aplaudiu, o que chamamos de diáconos distribui a cada um dos presentes pão "eucarístico", vinho e água e os leva para os ausentes "(Apologia, 65 e 67).
Também aqui, portanto, existe o mesmo padrão: primeiro a liturgia da palavra, depois a do pão ou do sacrifício.

6. O Catecismo da Igreja Católica diz: “Desde o século II, testemunhamos São Justino, o mártir, sobre as linhas fundamentais da celebração eucarística.
Eles permaneceram inalterados até hoje em todas as grandes famílias litúrgicas "(1345).

7. Com a reforma litúrgica, o Concílio Vaticano II quis dar a devida ênfase à liturgia da palavra que anteriormente era prerrogativa do celebrante e daqueles que poderiam continuar a celebração com o messalin.